Genética


"Ter noções básicas de genética é fundamental para podermos identificar e entender melhor as características das pessoas. Torna-se mais importante ainda quando queremos criar e acasalar pássaros."

Genética:

Genética é a parte da biologia que estuda a hereditariedade, características dos seres que são passadas entre as gerações. Cada Caracter hereditário é chamado de gene e se localizam nos cromossomos que se apresentam na forma de ácido desoxirribonucléico (DNA). Os cromossomos sempre se transmitem aos pares, um é herdado do pai e outro da mãe. O número de pares de cromossomos varia entre as espécies. O número total de genes de cada espécie também é variável. No ser humano sabe-se que é em torno de 100.000. Cada gene é responsável por transmitir uma característica específica, por exemplo: Cor dos olhos; Tipo sanguíneo; etc. O conjunto de genes de cada espécie é chamado de Genoma.

O conjunto de características (genes) que se exteriorizam, ou seja, que podemos ver o seus efeitos em cada ser, é chamado de fenótipo. O conjunto total de genes que cada indivíduo possui é chamado de genótipo.

Se um pássaro possui um par de genes idênticos é denominado homozigoto para aquele gene. Quando os genes são diferentes é denominado heterozigoto.

Mutações:

Mutação é toda alteração espontânea dos caracteres hereditários (genes) transmissíveis à descendência. Chamamos de pássaros mutantes aqueles que diferem dos seus ancestrais. As mutações não afetam a posição do gene no cromossomo, mas o gene mutante produz um efeito diferente do gene original. Muitas mutações passam despercebidas pois seus efeitos são de pouca expressão, há outras onde o efeito é percebido sensivelmente. Toda mutação é progressiva e só manifesta todo seu esplendor com o passar do tempo.

Quando ocorre uma mutação o gene passa a existir de duas formas, a original que produz um efeito conhecido, e a mutante que produz um novo efeito. As formas diferentes de um gene são denominadas de alelos. Existem genes que apresentam mais de uma mutação, neste caso, teremos uma série aleomórfica ou alelos múltiplos. Embora possam haver três ou mais versões de cada gene, cada indivíduo possui apenas dois alelos.

As mutações podem se manifestar de diferentes maneiras e recebem as seguintes denominações:

1 - Dominante - Para que se manifeste, basta que o gene esteja presente uma vez no par de cromossomos correspondente (heterozigoto) e pode ser herdado do pai ou da mãe.

2 - Recessiva autossômica - Só se manifesta em quem herda um gene recessivo de cada progenitor (homozigoto), ou seja, sempre se manifesta aos pares. Caso esteja presente em um único cromossomo, dizemos que o pássaro é portador.

Obs. O termo autossômica significa que o gene pode estar em qualquer outro cromossomo exceto no que define o sexo.

3 - Ligada ao sexo - Transmitida por genes contidos no cromossomo que transmite as características do sexo. Como todas as mutações sexo-ligadas são recessivas em relação ao gene original , nos machos o efeito delas só se fará sentir no fenótipo quando em homozigose. Assim somente os machos poderão portar genes recessivos sexo-ligados. As fêmeas jamais serão portadoras, serão puras ou normais.

Cores: 

Os Bengalins do Japão são pássaros que não Apresentão o lipocromo nas suas penas, sendo as cores formadas somente pela presença e ausência das melaninas (eumelanina e pheomelanina), passando pelo gradiente de oxidação das mesmas (Negro-Castanho, Moca e Moca Vermelho) e a perda da pheomelanina (Negro Castanho e Negro Cinza). Tendo como a cor original (se assim posso dizer) o Negro Castanho, existem aproximadamente nove mutações de manons, a seguir: moka, canela, cinza, pastel, fulvo, albino, arlequim/branco, pérola e o topete. As cores são formadas pelas combinações destas mutações. Na Tabela 01 encontram-se a genética das mutações existentes para o manon.


© 2020 João Rodrigues. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora